Notícias

Cianorte terá primeiro Aviário com Energia Solar do Brasil

19/12/16

No início deste mês de dezembro, o integrado da Guibon Foods/ Avenorte, Leonardo Pianta, adquiriu o equipamento para geração de energia solar para ser instalado em sua propriedade. Seu aviário será um dos primeiros do Brasil a usar esta tecnologia que deve reduzir em 90% o valor da fatura de consumo elétrico do produtor. A assinatura do financiamento, junto ao Banco do Brasil, para a aquisição da tecnologia foi acompanhada por diretores e representantes da Guibon Foods/Avenorte, uma vez que a empresa apóia a iniciativa do integrado. O uso de sistema fotovoltaico na avicultura é utilizada nos Estados Unidos apresentando bons resultados, já que no agronegócio a tecnologia permite a autonomia energética para planejar o crescimento no campo.

 

BENEFÍCIOS

Segundo Enéias da empresa Lumina FV Energia Solar, além do benefício econômico com a redução do valor da fatura, o uso da tecnologia fotovoltaica também apresenta benefícios ecológicos. “Para cada porção de energia produzida uma enorme quantidade de gás carbono (CO2) deixa de ser emitido. Somente neste projeto em particular que será instalado em Cianorte a expectativa é que 2,6 Toneladas de CO2 deixe de ser lançado por mês na atmosfera. Isso significa que ao fim de um ano podemos igualar isso a uma plantação de aproximadamente 80 árvores.”, destaca Enéias.

Enéias destaca ainda os painéis solares produzem a energia por muitos anos. “Muitos dizem que o equipamento possui uma vida útil de 25 anos, mas isto está errado, até 25 anos é o prazo que garantimos que ele ainda estará produzindo energia, porém existem atualmente no mundo todo, painéis solares produzindo energia com mais de 60 anos de uso, então podemos considerar que este investimento é para a vida toda.”, destaca.

 

COMO FUNCIONA

O sistema fotovoltaico funciona através da instalação de painéis solares que capturam toda a luz do sol incidente e a converte em energia solar, que segue para a rede elétrica, se transformando em uma corrente alternada. O resultado do processo é uma energia de qualidade, gerada através de um sistema de energia limpa. Além disso, o sistema fotovoltaico também integra o Sistema de Compensação de Energia, que permite ao consumidor que toda a energia produzida pelo gerador particular seja usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade consumidora da rede pública, uma vez que toda energia produzida que não for utilizada na unidade será injetada no sistema da distribuidora. Isso acontece, por exemplo, quando o consumidor sai de férias. Essa energia Extra forma um saldo positivo que poderá ser usado como crédito nos próximos 50 meses, ou ainda para abater o consumo de outra unidade consumidora pertencente ao mesmo titular.

 

imagem3 imagem2 imagem1

COMPARTILHE

Últimas Notícias

Avenorte Group faz nomeação de um encarregado de proteção de dados (DPO)

02/03

Comunicado

23/06

Medidas preventivas contra covid-19 – Avenorte Group

14/05

Nota de esclarecimento

14/05